sábado, 25 de maio de 2019

Atualização de maio de 2019 do Windows 10 começa a ser distribuído


A Microsoft enfim começou a distribuição mainstream do Update de Maio de 2019 para o Windows 10. Isso significa que, se o seu sistema estiver em dia, ele deve detectar e fazer o download da atualização automaticamente hoje (dia 22). Mas, quem quiser se adiantar pode ir nas configurações, na parte de atualizações e pedir para o sistema procurar pelo novo update - lembrando que essa é uma atualização das grandes, então é bom fazer isso com um bom tempo de sobra.



O principal destaque deste update, e que tem sido falado há tempos, é que ele enfim vai trazer mais controle sobre como são realizadas as atualizações futuras do Windows, mesmo para usuários do Windows 10 Home, a versão mais básica do sistema. Os usuários poderão pausar atualizações grandes e definir quando querem fazer as menores também, através de botões bem mais intuitivos nas configurações


 Mas claro que a grande atualização não se resume a isso. Temos algumas novidades também na interface e nos aplicativos do sistema. A Cortana, por exemplo, não vai mais fazer parte das pesquisas da barra de tarefas, ficando num app separado agora. Usuários também poderão remover mais aplicativos padrão do sistema.

Outra novidade bastante interessante é o Windows Sandbox, uma espécie de ambiente virtualizado onde o usuário pode testar um aplicativo sem que ele tenha acesso aos arquivos do sistema. A ideia é trazer um recurso de segurança avançado, mas que seja oferecido de maneira intuitiva para que muitos usuários possam aproveitar.


E também vale lembrar que a Microsoft conta com um site dedicado a oferecer mais transparência em seus updates, onde é possível ver quais são seus status, problemas conhecidos, etc. É só conferir neste link. Pedimos para quem tiver feito o update comentar sua experiência com a nova versão do sistema neste post, se possível, para vermos como está sendo a novidade para os usuários em geral.





Fontes :

https://adrenaline.uol.com.br/2019/05/22/59119/update-de-maio-de-2019-do-windows-10-comeca-a-ser-distribuido/


https://i1.wp.com/www.blogdainformatica.com.br/wp-content/uploads/2019/05/windows-10-atualizacao-maio-2019.png?w=850&ssl=1
 


 

 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Noções Básicas de Sistemas Operacionais



Os Sistemas Operacionais(SO)têm evoluído com o tempo, tronando-se mais fáceis, bonitos e agradáveis ao usuário. Mas antigamente a história era outra, sua estrutura e complexidade não permitiam que qualquer usuário comum operasse em SO.

Para adquirir noções sobre o assunto, é necessário entender o que é um software. Eles foram criados para que um computador funcionasse corretamente, pois o hardware não executa tarefas  sozinho, mas por meio de um sistema que gerencia as atividades.

Softwares são todos elementos que fazem parte da programação e que funcionam dentro da estrutura física do computador(hardware). Assim, eles são classificados em dois tipos:

Softwares Básicos: Programas básicos e indispensáveis para o funcionamento do computador.
Ex.: Sistemas Operacional, utilitários, tradutores, linguagens de programação e ambiente operacional.
Software Aplicativos: São todos os programas que se preocupam em atender as necessidades de um usuário comum. Podem ser programas de uso geral, como planilhas, editores de texto, criação de gráficos, gerenciamento de dados, etc. 

Mas o que é Sistema Operacional?



É um dispositivo lógico-físico que realiza trocas entre o usuário e o computador. Nele são inseridos alguns software que administram todas as partes do sistema e apresentam-no de forma amigável ao usuário.

Ele também tem a função de fazer o gerenciamento dos vários usuários da máquina e é sobre esse sistema que os programas são inseridos e os recursos do computador são gerenciados, como a memória principal, as interrupções, a memória secundária e os dispositivos de entrada e saída do computador.

Um sistema operacional possui duas camadas, a primeira é chamada de Kernel, é o seu núcleo principal, uma das partes essenciais e básicas que dá suporte a conversa entre software e hardware. O segundo são os utilitários, programas utilizados para 'rodar' dentro do Kernel, ou seja, os softwares aplicativos já citados.


Tipos de Sistemas Operacionais


Monotarefa (Monoprogramável):

Quando há apenas um programa em execução e todos os recursos são feitos em prol desse programa, tendo ele uma estrutura básica. Ex.: MS-DOS.

Multitarefa (Multiprogramável):

Sistema que permite o funcionamento de vários programas, além de compartilhamento e gerenciamento de recursos, apresentando uma estrutura complexa. Ex.: Windows.

Sistema com Múltiplos Processadores:

Sistema em que existem duas ou mais CPUs conectadas e trabalhando em conjunto. Existem os fortemente acoplados, quando compartilham apenas uma memória e são controlados por um Sistema Operacional; E, os fracamente acoplados, em que cada sistema interconectados possui o seu Sistema Operacional.

Fontes: